Hortas escolares: uma experiência prática de produção e consumo de alimentos saudáveis

  • -

Hortas escolares: uma experiência prática de produção e consumo de alimentos saudáveis

Como trabalhar a alimentação saudável com crianças a partir de atividades e práticas vivenciadas pelos próprios estudantes? Através das hortas escolares, a criança desenvolve práticas que contribuem para um melhor entendimento sobre alimentação saudável, além de possibilitar que sejam abordados assuntos como generosidade, participação, trabalho em grupo, cuidado, saúde, educação ambiental, uso da água, sustentabilidade…

Quando uma escola tem uma horta escolar em seu espaço, com certeza a oferta de alimentos in natura, frutas e hortaliças é mais diversificada e há uma melhora na qualidade nutricional da alimentação dos alunos. Sair da sala de aula e desenvolver atividades ao ar livre, mexendo na terra e interagindo com os colegas, tem se mostrado uma prática que resulta em mais qualidade de vida para as crianças e também para toda a comunidade escolar.

A oportunidade de vivenciar a transformação do alimento e cultivar um alimento orgânico e saudável, melhorou muito a alimentação das crianças, influenciando os hábitos alimentares de toda a família.

Construção social dos mercados no Sul do Brasil: aproximando produtores e consumidores de alimentos agroecológicos
Realização: Cepagro, Centro Vianei, CETAP e AS-PTA
Apoio: Misereor
Roteiro e direção: Marcelo S. Araujo
Produção: MDA Comunicação Integrada
Coordenação: Clara Comandolli de Souza, Edson José Klein, Fábio Silva, Gisa Garcia, Nayme Pigozzi e Natal João Magnanti


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress