Estudantes realizam atividade de educação ambiental no Meliponário Urbano de Água Santa

  • -

Estudantes realizam atividade de educação ambiental no Meliponário Urbano de Água Santa

No dia 8 de junho, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Raimundo realizaram uma visita ao Meliponário Urbano, localizado na praça central de Água Santa/RS. Participaram da atividade em torno de 150 estudantes, além de professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Esta ação tem relação direta com o grande objetivo do meliponário, que é realizar atividades de educação ambiental. Nesse sentido, a tarde foi de demonstração interativa, com a coordenação da equipe técnica do CETAP. Foi explicado como foi a instalação do meliponário e realizado um diálogo sobre a importância das Abelhas Nativas Sem Ferrão (ANSF) para o meio ambiente. Os estudantes também receberam orientações sobre os diferentes manejos com cada espécie, as particularidades de cada uma e como é realizada a complementação da alimentação dos enxames, quando necessário.

No início da atividade, foi feita uma apresentação das professoras e das turmas onde percebeu-se que o tema desperta o interesse tanto de quem reside na área urbana, como dos que são filhos de agricultores e trabalham na área rural. O ponto de partida foi uma retomada da oficina realizada na escola, onde os adolescentes e jovens tiveram o primeiro contato com as Abelhas Nativas Sem Ferrão. Após o debate sobre a memória daquela atividade, todos puderam aprender um pouco mais sobre o funcionamento e características de um meliponário, além de garantir um tempo livre para que os estudantes pudessem observar as caixinhas.

O Meliponário Urbano de Água Santa é fruto da convênio do CETAP com a Prefeitura Municipal e contou com o apoio do projeto de cooperação com a Misereor. No final da atividade todos reforçaram o compromisso de divulgar o trabalho com as ANSF para suas famílias e solicitaram mais oficinas sobre o tema.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress