
Curso sobre abelhas nativas sem ferrão
O curso sobre abelhas nativas sem ferrão foi realizado no dia 28 de novembro de 2015, no município de Três Arroios/RS. A atividade reuniu 25 pessoas, entre agricultores, estudantes, técnicos agrícolas e outros profissionais que se identificam com este tema, tendo como objetivos sensibilizar os participantes sobre a importância das abelhas no meio ambiente e principalmente fortalecer o trabalho de recuperação e multiplicação de abelhas sem ferrão.
Com duração de um dia, o curso foi dividido em duas partes, uma teórica e outra prática. Na parte teórica, realizada na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, durante a manhã, foram apresentadas as diferenças entre Ápis, Trigonas e Meliponas; debatida a importância das abelhas para o ecossistema, como agente polinizador; e conhecidas as espécies de ASF nativas da nossa região. Também foram explicadas técnicas de manejo, divisão e captura de melíponas e trigonas, técnicas de auxilio na alimentação de enxames novos oriundos de captura, divisões e em períodos de carências de florada, além de orientações para reuso da cera para potencializar novos enxames e técnicas de colheita, pasteurização e conservação do mel de ASF.
Após o almoço, os participantes visitaram a propriedade de Adilson José Debastiani, para o trabalho prático de reconhecimento de algumas espécies (Tubuna, Mandaçaia, Manduri, Iraí, Jataí, guaraipo e Mirins) e as estruturas das colmeias. Também foi feita a transferência de enxames de caixas comuns e tocos para caixas padronizadas, abordando a divisão/multiplicação de enxames.
[FAG id=131]
Com contribuições de Edson José Klein
CETAP / ECOTERRA – Associação Regional de Cooperação e Agroecologia