Crianças aprendem sobre compostagem e segurança alimentar em oficina comunitária

  • -

Crianças aprendem sobre compostagem e segurança alimentar em oficina comunitária

No dia 1 de fevereiro, quinze crianças que moram na área da ocupação 4, localizada no Bairro Zachia, em Passo Fundo/RS, participaram de uma oficina sobre compostagem e transformação de resíduos orgânicos em adubo. A atividade foi organizada pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e a ONG Ajude Mais Um, tendo como objetivo principal promover a conscientização ambiental e estimular o envolvimento das crianças na horta comunitária já existente no bairro.

Durante a oficina, realizada no espaço da ONG Ajude Mais Um, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre os processos naturais de compostagem e sua importância para o meio ambiente. Além disso, puderam participar do processo, utilizando resíduos orgânicos, como cascas de frutas, para alimentar uma composteira pedagógica construída com garrafas PET reaproveitadas. Para dinamizar o processo de compostagem, foi utilizado húmus com minhoca, garantindo um ambiente propício para a decomposição dos resíduos orgânicos. Além disso, folhas e serragem foram adicionadas como matéria seca para equilibrar o processo e evitar odores desagradáveis.

A atividade não se limitou à compostagem, mas também incluiu um momento de interação e alimentação saudável. Um lanche coletivo foi preparado com frutas, cujas sobras e cascas foram destinadas à composteira pedagógica. A intenção é que as crianças compreendam a importância da compostagem e se sintam motivadas a participar das atividades na horta comunitária. No final da oficina, as crianças tiveram a oportunidade de participar do plantio de ora-pro-nobis no entorno da horta comunitária, que é mantida com o apoio do CETAP e da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A iniciativa integra uma série de ações promovidas pelo CETAP e seus parceiros na área da ocupação 4, visando não apenas promover a educação ambiental, mas também estimular a participação ativa da comunidade no fortalecimento da segurança alimentar nas áreas periurbanas. A atividade faz parte do projeto “Consumidores e Agricultores em Rede”, desenvolvido pelo CETAP, Cepagro, AS-PTA e Centro Vianei, com o apoio da Misereor.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress