Boletim especial resgata papel histórico dos guardiões de sementes crioulas na preservação da biodiversidade

  • -

Boletim especial resgata papel histórico dos guardiões de sementes crioulas na preservação da biodiversidade

Nossa busca ancestral pela replicação da vida através das sementes acompanha a humanidade há pelo menos 10 mil anos. O que deveria ser um curso natural foi severamente modificado pela Revolução Verde, com sérias consequências ambientais e sociais.

Muitas formas de resistência se multiplicam pela força da coletividade de comunidades que mantém o elo com o verdadeiro sentido da vida. Perceber o valor sagrado das sementes é um papel fundamental nas estratégias agroecológicas desempenhadas no Sul do Brasil.

As Festas e Feiras de Sementes multiplicam-se a cada ano no Paraná, registrando em 2023 a realização de 29 eventos em diversos territórios do Estado. Destacam-se neste contexto o conjunto de ações executadas pela ReSa (Rede Sementes da Agroecologia) e pelo Coletivo Triunfo. O boletim especial sobre as sementes crioulas conta um tanto dessa história. Porém, ela começa muito antes das feiras, no próprio surgimento da agricultura familiar camponesa, que traz como um princípio básico as relações de reciprocidade, de troca.

No Boletim Especial “Uma Revolução com Origem”, o projeto Agricultores e Consumidores em Rede, desenvolvido em conjunto pelo CETAP, AS-PTA, Centro Vianei e Cepagro, apresenta personagens, instituições e metodologias que representam a livre circulação de sementes crioulas e o fortalecimento da agrobiodiversidade.

Clique aqui para acessar o boletim.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress