Bioinsumos e o fortalecimento da produção agroecológica

  • -

Bioinsumos e o fortalecimento da produção agroecológica

Está disponível no Canal do CETAP no Youtube o vídeo “Bioinsumos e o fortalecimento da produção agroecológica”. Com duração de 14 minutos, o vídeo apresenta os resultados de testes com aplicação de bioinsumos e diferentes tipos de adubação verde na propriedade rural da família Bassoli, em Sananduva/RS, que se destaca pela produção de grãos de forma agroecológica, certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia. O objetivo foi identificar práticas que possam ser adotadas para melhorar as técnicas de manejo de solo e a produtividade, através do uso de microrganismos eficientes (EM) e outros tipos de insumos biológicos.

Neste experimento prático, foram delimitadas, preparadas e acompanhadas seis áreas: três parcelas com aplicação dos bioinsumos e adubação verde e outras três parcelas testemunhas, onde foram plantadas as mesmas variedades, sem estas aplicações. O desenvolvimento do experimento, que integrou a pesquisa acadêmica com a produção agrícola, foi fruto de uma parceria entre diferentes organizações, equipes técnicas e empreendimentos da região.

O experimento foi iniciado em junho de 2023, numa parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS) – Campus Sananduva, com envolvimento de dois acadêmicos e acompanhamento do coordenador do curso de Agronomia Prof. Ernane Ervino Pfüller, além de outras pessoas da Rede Ecovida que atuam com bioinsumos, como Aline Gayeski, responsável por uma biofábrica de tricogramas para controle biológico e Jonas e Ronaldo Ferro, que trabalham com multiplicação de microrganismos on farm.

Neste vídeo, fazemos o relato desta experiência, falando sobre bioinsumos e seu potencial para a agricultura familiar, especialmente na produção orgânica. Destacamos a necessidade das famílias agricultoras buscarem informações e participarem de cursos e formações sobre a produção própria e aplicação de bioinsumos nos diferentes cultivos agroecológicos. Fica comprovado, através dos experimentos realizados, que estes produtos podem melhorar significativamente a produção, especialmente de grãos produzidos de forma agroecológica, que tem uma demanda crescente para consumo humano e para produção de ração animal.

—————

Ficha Técnica:
Bioinsumos e o fortalecimento da produção agroecológica
Duração: 14 minutos
Ano de produção: 2024
Depoimentos: Deonir Bassoli, Ernane Ervino Pfüller, Geneci Pegoraro Bassoli, Janaina Tauil Bernardo e Rudian Martini
Roteiro e imagens: Marcelo Araujo
Produção e edição: MDA Comunicação Integrada
Equipe CETAP: Gabrielle Mota Rico Pereira, Giovani Gonçalves e Rudian Martini
Realização: Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP
Apoio: Projeto Agroecologia na América Latina – construindo caminhos


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress