Biodiversidade: geração de renda e estratégias para alicerçar o desenvolvimento regional

  • -

Biodiversidade: geração de renda e estratégias para alicerçar o desenvolvimento regional

A biodiversidade presente nos ecossistemas brasileiros tem um enorme potencial, que foi negligenciado, em sua grande maioria, ao longo da nossa história. Mesmo assim, algumas destas espécies demonstraram seu potencial de uso e de geração de renda. No Rio Grande do Sul, são inúmeros os produtos florestais não-madeireiros que dinamizam processos socioeconômicos e que alicerçam o desenvolvimento econômico de diversas regiões do estado.

Butiá, Pinhão e Erva-mate, o trio de espécies ou produtos que, do ponto de vista quantitativo, compõem e estruturam cadeias produtivas muitas vezes pautadas na informalidade, mas que inserem milhares de agricultores e extrativistas durante um considerável período do ano e que, orientados pelos princípios da agroecologia, apontam caminhos para a produção de alimentos em sintonia com a preservação ambiental. Um exemplo é a Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas, que tem fortalecido experiências de intercooperação entre diferentes atores e atrizes envolvidos nas dinâmicas de produção, beneficiamento e comercialização.

Neste vídeo emergem olhares de instituições de pesquisa, órgãos ambientais, agricultores familiares e organizações da sociedade civil que apontam elementos estruturantes para o avanço da construção de novas economias das cadeias produtivas da sociobiodiversidade.


———————————————————-
Realização:
Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP
cetap.org.br
Imagens e roteiro: Tiago Zilles Fedrizzi
Locução: Andressa Ramos Teixeira
Apoio: Equipe Técnica do CETAP – Alvir Longhi e Thais Hopp
Imagens aéreas gentilmente cedidas pelo Coletivo Catarse, originalmente produzidas para o filme “Cooperações Agrobiodiversas em Prática”
Trilha sonora gentilmente cedidas pelo Coletivo Catarse:
– Ilex 2, 3 e 4 – Marcelo Cougo e Rafael Silva
– Carijoso – Gaita Livre

Projeto “Ampliação das estratégias e ações de conservação e uso da água e da sociobiodiversidade em propriedades de famílias agricultoras das regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul”.
Realização: Cetap
Apoio: SEMA/RS e RGE
Ano 2023


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress