20ª Feira de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade contribui na ampliação da diversidade genética de sementes

  • -

20ª Feira de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade contribui na ampliação da diversidade genética de sementes

O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) organizou uma caravana com 15 pessoas, entre agricultores e agricultoras, meliponicultores e estudantes do Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade de Passo Fundo (NEA-UPF) para participar da 20ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, realizada nos dias 29 e 30 de agosto, em Teixeira Soares, região centro-sul do Paraná.

A participação na feira teve como objetivo ampliar a diversidade genética de sementes nas áreas de produção e fortalecer a temática para a multiplicação da agrobiodiversidade nas regiões de atuação do CETAP.

Durante o intercâmbio, a equipe técnica do CETAP e os meliponicultores expuseram o trabalho desenvolvido com abelhas nativas sem ferrão. Por meio de materiais técnicos e demonstrações, houve troca de conhecimentos com agricultores guardiões de sementes e meliponicultores do sul do Brasil. O evento também permitiu a aquisição de sementes e mudas de plantas melitófilas, que irão enriquecer a biodiversidade junto aos meliponários.

A Feira de Sementes e da Agrobiodiversidade contou com aproximadamente 120 bancas expositoras, apresentando uma diversidade de sementes crioulas, sementes nativas e mudas. As bancas foram compostas por agricultores familiares, extrativistas, comunidades quilombolas, comunidades faxinais, assentados de reforma agrária e povos indígenas/tradicionais, além de entidades de pesquisa e apoio à agroecologia.

No decorrer do evento, foi lançado o projeto “Da Terra à Mesa: promoção, fortalecimento e ampliação de sistemas de produção agroecológicos e em transição, por meio de processos de estruturação produtiva, acompanhamento técnico e formação para agricultoras e agricultores familiares do Sul do Brasil”. O projeto já está em andamento e tem o Centro Vianei como proponente, com o CETAP, Cepagro, Cemear e AS-PTA como executoras.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos