16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação

  • -

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação

A data de 16 de outubro marca a comemoração do Dia Mundial da Alimentação e queremos aproveitar para lembrar que uma alimentação adequada e saudável é um Direito Humano básico, que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais das pessoas. O CETAP, ao longo dos seus 34 anos de história, busca promover este direito através do fortalecimento da agricultura familiar sustentável, tendo como base os princípios da agroecologia.

Nesta oportunidade, queremos convidar você para refletir sobre alguns aspectos importantes da nossa alimentação:

1. O que você sabe sobre a sua comida?

Esse questionamento, base da Campanha permanente de Promoção ao Consumo Consciente e Responsável, promovida pelo CETAP, nos convida a refletir sobre o conhecimento que possuíamos sobre a origem, a história, as relações, o conteúdo nutricional e os rastros deixados pelo alimento que chega no nosso prato.

Uma alimentação adequada e saudável deriva de ambiente socialmente e ambientalmente sustentável e nossas práticas alimentares podem e devem contemplar questionamentos em relação a nossa comida.

Questionar-se sobre a maneira como o alimento foi produzido, se é um alimento orgânico e proveniente de um comércio justo, contribui para tornarmos nosso consumo alimentar diário uma prática de consumo consciente e responsável.

2. Qual é a relação da sua comida com a cultura local? 

Consumir alimentos regionais e da época também é uma forma de fortalecer sistemas agroalimentares mais saudáveis e sustentáveis. Reflita: quais alimentos da sua região você inclui em suas práticas alimentares? Pinhão? Butiá? Batata-doce? Abóbora? Mandioca? Hortaliças? Frutas?

E ainda, quais receitas ou preparações que você costumava comer na infância e que hoje estão presentes na sua mesa, trazendo boas lembranças e recordações? Conectar-se com a cultura local e com a sua própria cultura, além de nutrição, traz experiências sensoriais inimagináveis e transforma o ato de comer em um divertido passeio por cores, texturas e sabores! Experimente!

Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar (Guia alimentar para a população brasileira, Ministério da Saúde, Brasil, 2014).

3. Como você come?

Comer com regularidade e atenção também é essencial para práticas alimentares mais saudáveis! Não deixe que a correria do dia-a-dia tire o tempo e o espaço que você deve dedicar à sua alimentação. Comer em companhia de outras pessoas e em ambientes adequados, sem a presenças de televisores ligados ou celulares sobre a mesa, também é uma forma de se conectar com o alimento e com o ambiente social que nos cerca.

Seres humanos são seres sociais e o hábito de comer em companhia está impregnado em nossa história, assim como a divisão da responsabilidade por encontrar ou adquirir, preparar e cozinhar alimentos. Compartilhar o comer e as atividades envolvidas neste ato é um modo simples e profundo de criar e desenvolver relações entre pessoas. Dessa forma, comer é parte natural da vida social (Guia alimentar para a população brasileira, Ministério da Saúde, Brasil, 2014).


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress