Equipe do CETAP apresenta ferramenta LiteFarm para SUTRAF de Aratiba

  • -

Equipe do CETAP apresenta ferramenta LiteFarm para SUTRAF de Aratiba

A equipe técnica do CETAP que está envolvida no desenvolvimento e aprimoramento do aplicativo LiteFarm fez uma apresentação para a direção do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SUTRAF de Aratiba/RS. O LiteFarm é uma ferramenta gratuita de gerenciamento de propriedades rurais, direcionada para famílias agricultoras agroecológicas.

Na reunião, foi apresentado o funcionamento básico do aplicativo, que funciona na nuvem, podendo ser acessado pelo computador ou pelo celular. Também foram demonstrados alguns dos relatórios e dados que podem ser acessados, otimizando custos e ampliando a renda das famílias. Os participantes dialogaram sobre a utilidade prática do aplicativo para as famílias da região e como ele pode auxiliar no planejamento e controle da unidade de produção, contribuindo para uma melhor gestão da propriedade.

A proposta é realizar outras reuniões com sindicatos e organizações que acompanham a produção agroecológica na região, divulgando a ferramenta e colhendo dados que possam ajudar no aprimoramento do sistema. Também estão previstas, no decorrer do projeto, atividades para apresentar os dados que serão gerados a partir do lançamento de informações das famílias agricultoras que já estão utilizando o LiteFarm na região Alto Uruguai do Rio Grande do Sul.

LITEFARM
O projeto conta atualmente com a participação de famílias agricultoras espalhadas por cinco países latino-americanos: Brasil, Paraguai, México, Equador e El Salvador. É uma iniciativa desenvolvida através de cooperação internacional entre a Fundação Interamericana (IAF), a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro – Brasil) e sete organizações que promovem a Agroecologia na América Latina: Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP – Rio Grande do Sul), Movimento Mecenas da Vida (Bahia), Centro Campesino e Rede Tijtoca Nemiliztli (México), Fundesyram (El Salvador), Movimiento de Economía Social y Solidaria del Ecuador (Messe – Equador), Asociación de Productores Orgánicos (APRO – Paraguay).


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress