Grupo participa de visita ao Cetap em roteiro agroecológico por Passo Fundo

  • -

Grupo participa de visita ao Cetap em roteiro agroecológico por Passo Fundo

Na terça-feira, 27 de junho, um grupo de 14 pessoas, formado por estudantes universitários do Curso de Agronomia, professores e pessoas da comunidade interessadas em agroecologia, visitou a sede do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. A atividade integrou o Roteiro de Educação Agroecológica, ação promovida pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com o Cetap.

O roteiro tem como objetivo apresentar aos participantes diferentes iniciativas baseadas em práticas agroecológicas em Passo Fundo e região. Durante a visita ao Cetap, o grupo conheceu a trajetória da instituição e seu foco de atuação, incluindo a prestação de assistência técnica para a agricultura familiar orgânica e demais manejos ecológicos. A programação da tarde incluiu discussões sobre o fortalecimento da agricultura familiar e os benefícios dos produtos agroecológicos, abordando temas ligados à segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e geração de renda.


Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da sede do Cetap. Entre as atividades realizadas, destacaram-se a visita ao viveiro de espécies nativas, onde foram exploradas práticas de cultivo de plantas nativas da região, e ao meliponário, que abriga abelhas nativas sem ferrão. A observação das colmeias foi utilizada para aprofundar a compreensão sobre a importância da conservação da biodiversidade local e também sua função fundamental na polinização de espécies nativas.

Outro ponto destacado foi a divulgação das atividades do projeto “Semeando florestas, cultivando o futuro”, desenvolvido pelo Cetap com apoio do Fundo Casa Socioambiental. O projeto busca capacitar agricultores em boas práticas de plantio e manejo de espécies nativas, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental no bioma do Rio Grande do Sul, tema importante para o NEA/UPF e os acadêmicos de agronomia.


Atualmente, a Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas do RS (CPSFN) conta com uma rede de 19 viveiros artesanais e um viveiro central, localizado na sede do Cetap. Durante a visita neste viveiro e ao empreendimento Encontro de Sabores, também foram discutidas estratégias para ampliar a integração de novas famílias agricultoras à CPSFN, de modo a fortalecer a conservação da sociobiodiversidade, associado a geração de renda.

O Roteiro de Educação Agroecológica será encerrado em 18 de julho, com uma visita ao sítio Amaru, também em Passo Fundo. Com o tema “Bem-viver: agroecologia e integração de saberes”, a atividade será aberta ao público interessado em conhecer experiências relacionadas à agroecologia e à convivência sustentável no meio rural.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress