Programas em andamento no Cetap

Incentivo à Produção e Transição Agroecológica e Agricultura Urbana

Objetivos:

Estimular os pequenos agricultores familiares para a produção diversificada e ecológica de alimentos, tendo como base a agroecologia.

Fomentar a agricultura ecológica (no meio rural e urbano) como um processo de aperfeiçoamento da qualidade alimentar e nutricional, de geração de renda, como opção de vida e de desenvolvimento com sustentabilidade.

 

Valorização, Promoção e Conservação da Sociobiodiversidade

Objetivo:

Estimular a valorização da sociobiodiversidade (sementes, mudas, espécies, raças…), como estratégia de autonomia, segurança alimentar e nutricional, preservação dos recursos naturais e fortalecimento das economias locais.

 

Apoio ao abastecimento e comercialização de alimentos ecológicos e orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional e fortalecer as economias locais.

Objetivos:

Fortalecer as dinâmicas de abastecimento, com circuitos curtos, que valorizem os alimentos locais e regionais, ofereçam segurança alimentar e relações de confiança entre agricultores e consumidores (rurais e urbanos).

Incentivar os diversos espaços e formas de comercialização (feiras, casas de comércio, mercados, institucional e outros), como opções para os diversos segmentos sociais.

 

Incentivo e apoio à organização e protagonismo das mulheres agricultoras

Objetivo:

Motivar, capacitar, oportunizar e estimular as mulheres no protagonismo de uma nova agricultura e na organização social, para melhoria das condições de vida e garantia de direitos, gerando visibilidade e reconhecimento social e político.

 

Assessoramento técnico-produtivo e social às famílias de assentamentos rurais

Objetivos:

Incentivar a produção de alimentos saudáveis, ecológicos e orgânicos, para melhorar a alimentação e ampliar a renda das famílias;

Motivar, capacitar, oportunizar e desafiar as famílias assentadas para organização social e ações coletivas de melhoria das condições de vida (moradia, saneamento, preservação ambiental, autoestima, etc.) e garantia de direitos, buscando visibilidade e reconhecimento social e político.

 

Articulação e cooperação interinstitucional – ações em redes e parcerias

Objetivo:

Participar e/ou organizar atividades diversas em parcerias e em redes e incidir politicamente para a garantia de direitos e exercício da cidadania, buscando o reconhecimento e fortalecimento das organizações da sociedade civil.

 

Gestão, incidência política e fortalecimento institucional

Objetivos:

Qualificar os recursos humanos e aperfeiçoar o fluxo de informações, a comunicação e interação social, possibilitando a qualificação do atendimento das demandas e novos desafios institucionais.

Estabelecer articulações com redes locais, nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos e cumprimento da missão institucional.